Artigo: Plano De Carreira, Para Que Serve?

 Plano De Carreira, Para Que Serve?

Por Nestor de Almeida

Recebo em media cinco currículos por semana de pessoas pedindo para serem indicados para vagas de empregos. Gostaria muito de poder ajudar essas pessoas, mas como poderei indicar alguém que não conheço? É um erro do individuo querer ser indicado por alguém que não o conhece. Quando o individuo faz isso, ele mostra que é pouco conhecido ou que, quem o conhece não deseja indicá-lo por algum motivo. Se qualifique para crescer no emprego que esta agora, mas se prepare, também para o novo emprego, caso fique desempregado. Faça seu networking todos os dias e evite ficar longos dias desempregado por falta de qualificação ou indicação de amigos. Faça seu plano de carreira, ele vai mostrar seus pontos fortes e as suas deficiências profissionais.

Qual o objetivo do plano de carreira? O plano de carreira tem por objetivo colocar a pessoa nos trilhos do sucesso pessoal, profissional, familiar e comunitário, programando, assim, o crescimento nas quatro áreas de maneira eficaz. Ele possibilita programar o tempo necessário para alcançar os objetivos e avaliar se os conhecimentos são suficientes ou não para realizar os projetos. Ele serve não só para quem pretende trabalhar de carteira assinada, mas, também, para quem pretende iniciar ou dar continuidade no próprio negocio.

Tem gente que tem um potencial enorme para ser bem sucedido profissionalmente e de quebra, se dar bem também em outras áreas da vida, mas não consegue porque falta um direcionamento na carreira profissional. Trabalha pensando só no que vai acontecer hoje, sem nenhuma programação de crescimento e desenvolvimento profissional para os próximos dias, mês e anos. Quando acontece alguma coisa anormal na vida profissional da pessoa, pega a mesma totalmente despreparada. O mesmo acontece se surgir uma oportunidade de crescimento, ela não aproveita porque nunca se programou para aproveitar está oportunidade. O profissional que pensa grande, que deseja ser bem sucedido, precisa ter uma programação de crescimento, precisa ter um plano de carreira.

Tem muita gente que sabe o que é um plano de carreira e até gostaria de ter um, mas não tem porque acha que da trabalho elaborar seu plano ou porque não gosta de seguir regras. Prefere não crescer o quanto pode porque não quer obedecer normas. Mas se perguntarmos para os grandes profissionais, vamos receber deles a informação que a vida profissional deles não aconteceu por acaso. Eles tinham um projeto profissional para ser executado a curto, médio e longo prazo.

Este capitulo tem por objetivo mostra que o plano de carreira é o caminho mais rápido para chegar ao sucesso profissional, ao mesmo tempo que, para a empresa: diminui a rotatividade dos funcionários, aumenta a produtividade, melhora  qualidades dos serviços e tem maior ganhos financeiro, mas, o maior beneficiado é sempre o profissional. A empresa se beneficia, mas o profissional é o dono do plano.

Repito: O plano de carreira tem por objetivo colocar a pessoa nos trilhos do sucesso pessoal, profissional, familiar e comunitário, programando, assim, o crescimento nas quatro áreas de maneira eficaz. Ele possibilita programar o tempo necessário para alcançar os objetivos e avaliar se os conhecimentos são suficientes ou não para realizar os projetos. Se não for, onde e quando buscá-lo? Do que precisa abrir mão, no presente ou no futuro, para tornar reais os objetivos? Investir mais ou menos energias em determinado momento, ajuda a conhecer tendências do mercado futuro e se programar para ser bem sucedido nas mudanças. O plano de carreira ajuda à pessoa a ter controle sobre sua própria vida evitando que perca tempo, conhecimentos, dinheiro, energias com que não vai trazes os resultados esperados.

Quando elaborar um plano de carreira?

1º – Quando não definiu ainda que caminho seguir, em que mercado trabalhar, qual curso fazer, qual profissão seguir para o resto da vida útil. Ou ainda, para aquele profissional que quer encontrar uma nova carreira ou busca ter seu negocio próprio.

2º- Quando a pessoa que trabalhou por vários anos em um seguimento do mercado e perdeu o emprego por motivo de idade ou por ser uma profissão que está a caminha da extinção; a pessoa que tenha dificuldade de se recolocar na mesma atividade e por isso busca uma nova profissão.

3º- quando uma pessoa trabalhou algum tempo em uma empresa e pretende mudar de departamento ou cargo dentro da própria empresa e tem encontrado dificuldades para alcançar seus objetivos dentro da empresa ou organizar-se para abrir e administrar um negocio próprio paralelo à sua atividade na empresa, se preparar para mudar de emprego…

4ª- Quando se tem seu próprio negocio, mas não esta progredindo como gostaria e quer mudar de área.  Quem tem sua empresa bem sucedida e pretende buscar uma segunda opção no mercado, ou, quando está deixando de trabalhar por conta própria e quer voltar ao mercado com carteira assinada…

5º- Quando a pessoa se aposentou ou esta prestes a se aposentar e não quer ficar parado e por isso já começa a se programar pós aposentadoria.  quando está fora do mercado de trabalho e pretende retornar.

Para cada momento desses, o plano de carreira tem suas variáveis, porem, ele é de suma importância para que a pessoa chegue aos seus objetivos mais rápidos e com eficácia.

Quem tem um plano de carreira passa a escolher ao invés de ser escolhido. Com o plano de carreira nas mãos, a pessoa pode avaliar se o que a empresa oferece é compatível com o que ele espera para a sua vida.

Plano de carreira funciona?

Sim. Se a pessoa tiver disciplina, determinação, paciência e abrir mão das facilidades em prol dos seus objetivos. Sempre encontro pessoas com um potencial enorme, mas não chega a lugar algum ou demora muito mais que deveria para alcançar seus objetivos e, às vezes, até perdem o emprego ou oportunidade de crescimento por não terem um plano de carreira.

É importante que a empresa saiba que o funcionário tem um plano de carreira?

Sim. Pois tanto o RH como as lideranças podem acompanhar, motivar e orientar o funcionário em seu plano de carreira ou ainda ajudá-lo a elaborar um, caso não o tenha. Quando isso acontece na empresa todos saem ganhados. O funcionário que tem um plano de carreira é mais focado nos seus objetivos: age mais rápido, é mais dedicado, busca maior conhecimento, trabalha melhor em equipe e tem melhor qualidade. Quando o funcionário tem um plano de carreira e não recebe apoio da empresa, a empresa corre o risco de perdê-lo para a concorrência. Portanto, é importante que a empresa tenha uma estrutura para acompanhar, motivar e orientar o plano de carreira dos seus funcionários.

Plano de carreira é difícil ser elaborado?

Não. No entanto, é necessário que se tenha conhecimento ou que haja uma pessoa com conhecimento para ajudar na elaboração de um plano.

Quando elaboro um plano de carreira para os meus clientes, sempre incluo os quatro pilares dos sonhos por entender que a pessoa não deve se preocupar só com o crescimento profissional, mas também pessoal, familiar e comunitário. Quando ela tem planos de crescimentos nestas quatro áreas e trabalha para realização dos mesmos, não tem como não ser bem sucedida. Uma área contribui para o crescimento da outra e assim a pessoa se torna realizada e com prazer de viver.

Se você ainda não tem um plano de carreira, você está caminhando sem rumo, está jogando com a sorte, porem, a vida não é um jogo, o seu futuro não é um jogo, logo, o que você precisa faz urgente é elaborar o seu plano. Se você não sabe como elaborar o seu plano de carreira, procure ajuda de um coach ou outra pessoa que saiba fazer. Pode ser que na empresa em que você trabalha tenha alguém que possa te ajudar. Não espere mais, chega de caminhar sem direção.

De zero a cinco, que nota você dá para cada uma de suas realizações: Pessoal, profissional, familiar e comunitário?

Em qual dos quatro itens você precisa se dedicar um pouco mais?

Pensamento: “Quem não sabe para onde navegar com seu barco a vela nenhum vento é favorável.”

Esteja atendo a as pequenas oportunidades! A pequena oportunidade de hoje que você não percebe por ser muito pequena, pode ser a que você está precisando para mudar de vida. Não fique esperando que as oportunidades venha ao teu encontro em cima de um trio elétrico com banda que rock, queima de fogos, anunciando que chegou o seu momento, não vai ser assim. As oportunidades vão passar por você como uma leve brisa que vão sobrar o seu rosto que mal você vai conseguir percebe-las, a não ser que esteja muito atendo. A oportunidade de tua vida pode estar ai do seu lado agora e você não vai aproveitar porque não está percebendo e nem preparado para aproveitá-la. Esteja atento e preparado para aproveitar as oportunidades. Cria o seu plano de carreira.

Leia os livros: COMO FAZER DAR CERTO e DE MENINO DE RUA A EXECUTIVO- Nestor de Almeida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *