VITIMISMO, O MAL QUE DESTRÓI O SUCESSO DOS EMPREENDEDORES.

VITIMISMO, O MAL QUE DESTRÓI O SUCESSO DOS EMPREENDEDORES.

VITIMISMO, O MAL QUE DESTRÓI O SUCESSO DOS EMPREENDEDORES.
Quando se pergunta porque um empreendedor não foi bem sucedido, aparecem várias justificativas: não estava preparada para enfrentar a concorrência, não conhecia bem o mercado, não tinha dinheiro suficiente, o ponto não era bom, faltou apoio do governo, juros muito altos, mão de obra não qualificada, impostos muito alto… Mas tem uma coisa muito importante e que quase ninguém fala “o vitimismo”. Isso mesmo, o vitimismo. Ele tem levado mais gente ao fracasso que todas as citações acima.

Vivemos em uma sociedade educada para ser vítima e não autor. E por isso, tem gente que se comporta como vítima e não como autor.
Você sabe como o homem do campo descobriu que losna, “a erva amarga”, era boa para dor de barriga, azia, dor no estômago? Porque ele parou de ficar reclamando a sua dor e foi buscar remédios. Parou de se sentir vítima da doença e foi buscar a cura. Ser vitima pode não ser tão ruim o quanto se parece, faz você ser paparicada por muita gente, ajuda a justificar aquilo que você não fez como deveria fazer, mas não muda a sua vida, não te faz um vencedor. Tem gente que chega a criar situações em que ela seja vítima, só para receber as benéficas de ser vítima. Parece estranho isso que estou dizendo né?
Veja essa história: Quando eu era menino de rua…. Dos 100% das situações em que eu me sentia vítima, 5% era real e 95% era imaginário, e esses 95% não tinha solução, ele não existia. Mas me fazia bem, me comportar como vítima, sensibilizava as pessoas. Elas me chamavam de coitado e davam-me comidas. Me sentia bem por ter alguém compadecendo do estado em que eu vivia. Tanto que, quando eu estava com roupas limpas, passava mais fome, que quando estava com as roupas sujas. Para comover as pessoas, eu sujava e rasgava as roupas. Esse comportamento colocava comida na minha barriga, mas não me tirava das ruas.

 

A minha vida começou a mudar, o dia em que resolvi não mais me ver como vítima, mas como autor. Comecei a pensar como autor, sonhar como autor, agir como autor e realizar como autor.
Tem muita gente que fica se colocando como vitima dos concorrentes, do sistema, dos impostos, do governo, da cor da pelo, do peso, da falta de oportunidade e não percebe que esse vitimismo paralisa o seu cérebro, não permitindo que ela crie ou encontre novas oportunidades. Em um mundo tão competitivo, não dá tempo para se comportar como vítima, é preciso ter comportamento de autor e construtor de história.
Você pode estar impotente diante das situações, mas se a sua mente não estiver convencida da sua impotência, ela vai procurar saídas até que você tenha encontrado soluções.
Você pode não estar impotente diante dos problemas, mas se a sua mente estiver convencida que você está impotente, ela não vai procurar soluções para os problemas em que você está vivendo. Sua mente entra em estado de sonolência. Como vítima, você fica desmotivado, como autor, você se enche de autoestima.

Lembre-se: Ser vítima pode-te deixar confortável, receber alguns afagos, mas não é a solução. Vou-lhe apresentar alguns sinais de quem se comporta como vítima. Se você conseguir identificar esses sinais nas pessoas ou mesmo em você, vai poder agir, se protegendo das pessoas ou procurando meios para superar este mal que te afeta, impedindo você de perceber e aproveitar as oportunidades que vão lhes conduzirem ao sucesso.

– A pessoa que se sente vítima, não assume a responsabilidade.
A pessoa tem dificuldade de assumir responsabilidade por não acreditar que vai conseguir realizar o que lhe foi confiável. Acha que tudo vai conspirar contra ela e por isso vai fracassar. – Ela está congelada em sua vida.
A pessoa acredita que está à mercê de todos e de tudo ao seu redor. Se sente impotente para agir diante dos grandes e pequenos desafios
– Ela é rancorosa.
A pessoa gosta de se agarrar a antigas queixas/rancores. Ela carrega isto consigo como armas. Ela ver as pessoa como culpados pelos seus fracassos, sofrimentos e por isso cultiva ódio por elas.
– Ela não acredita em si e na capacidade de se controlar diante das diversidades.
A pessoa não acredita que pode controlar a própria vida, acha que está sempre no controle do estado, da política, da polícia, do patrão, do bandido…
– Ela não confia nos outros.
A pessoa que se comporta como vítima não acreditar que os outros são dignos de confiança. A vítima faz a suposição de que outras pessoas são exatamente como ela, não confiáveis.
– Ela aceita as justificativas com muita facilidade.
A pessoa tem dificuldade em escolher suas batalhas. Para ela, cada batalha é uma guerra. Como ela não acredita na vitória, usa toda criatividade que tem para encontrar justificativas. Se alguém apresentar um motivo para o fracasso, ela pega esse motivo para si e ostenta como se fosse uma bandeira.

– Ela sente pena de si mesma.
A vítima tem o hábito de se compadecer de si. Seu espelho reflete uma criança indefesa que não consegue se defender do mostro criado por sua mente.
– Ela tem o hábito de se comparar com os outros.
A pessoa costuma se comparar negativamente a outras pessoas. Não tenho o que ela tem porque sou pobre. Não cheguei aonde ela chegou, não é porque não tenho competência, é porque não me deram oportunidade. Se eu não fosse gorda, se eu não fosse negra, se eu não fosse velha, se eu não fosse pobre… Tudo seria muito diferente na minha vida. Veja como as pessoas que não são como eu sou, como elas estão bem.

– Ela ver a vida como sempre faltando alguma coisa.
A pessoa tem o espírito de escassez. Mesmo quando algo bom acontece, a vítima vai procurar o que lhe falta para reclamar. Dá pouco valor a as conquistas que tem.
– Ela pensa que é perfeita.
Acredita que só não tem o que precisa porque é uma vítima do trabalho, dos relacionamentos, do mundo dos negócios… Mas ela é inteligente, perfeita.
Se após essa reflexão, você perceber que está se comportando como vitima, mude imediatamente o seu comportamento. Vitimismo não combina com o sucesso.
Lembre-se: se você deseja ter sucesso em 2019, uma coisa é certa que não pode fazer parte da sua vida, o espírito de vitimismo.
Nestor de Almeida – Palestrante, Coach e Escritor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *