Palestra: Ética, uma escolha de vida.

Palestra: Ética, uma escolha de vida. Palestrante: Nestor de Almeida, coach e escritor. Pouco importa o quanto se conhece de ética, o importante é o quanto se vive a ética. Ética é mais que conhecimento, ética é uma escolha de vida. UMA BREVE EXPOSIÇÃO DA VISÃO ÉTICA TRATADA NA PALESTRA.

Start

End

Palestra: Ética, uma escolha de vida.

Palestrante: Nestor de Almeida, coach e escritor.

Pouco importa o quanto se conhece de ética, o importante é o quanto se vive a ética. Ética é mais que conhecimento, ética é uma escolha de vida.

UMA BREVE EXPOSIÇÃO DA VISÃO ÉTICA TRATADA NA PALESTRA.

(A palestras será alinhada as necessidades do contratante)

O que mais leva uma pessoa ou empresa a ter atitudes antiéticas é a competição.

A competição humana é a interação de indivíduos que disputam algo. Esta disputa pode ser pelo alimento, pelo território, pelo dinheiro, pelo emprego, pelo poder, pelo prestígio, pelo conhecimento, pelo melhor corpo físico, pela conquista da pessoa amada… A interação favorece um processo seletivo de quem está mais bem preparado e a derrota, e até a extinção dos menos preparados.

A competição é uma ameaça e essa ameaça é importante para a evolução do ser humano. Foi em situações de ameaça de predadores lutando por comida e espaço que foi criada as armas rústicas, que fez o homem pré-histórico superar seus predadores. O mesmo acontece hoje e vai continuar acontecendo. Quem compete quer vencer e para vencer é preciso evoluir como pessoa e desenvolver ferramentas que contribuam no processo para ajudar o competidor. Isso acontece em todas as áreas da vida.

O ser humano precisa da competição para se desenvolver, o espírito de competição é considerado como a principal razão da vida. Sem ele não há evolução. Mesmo que a pessoa rejeite a competição, ela sempre estará competindo com alguém.

É aqui que começa o erro de muita gente. O competidor despreparado ou preparado, porém, inseguro, ao perceber que corre o risco de não conseguir o objeto desejado, procura conquistar por meios ilícitos, já que está difícil conseguir por meios lícitos. “Somos sempre tentados a jogar a ética no lixo quando desejamos conquistar algo e encontramos alguns obstáculos ou concorrência forte.” Motivos e justificativas nunca vão faltar. O funcionário que pretende conquistar um cargo melhor na empresa e percebe que ainda não está preparado para vencer a concorrência, procura se beneficiar de meios ilícitos para destruir a reputação dos concorrentes e assim conquistar o cargo. Alguém que queira comprar algo que o torna diferente perante os amigos e não tem dinheiro para isso, se vê no direito de apropriar-se de bens ou dinheiro da empresa por entender que é insignificante diante do faturamento dela. A empresa que está participando de uma concorrência e percebe o risco de não conseguir vencer, procurar meios de subornar alguém para facilitar a concorrência.

Sempre que alguém estiver disposto a agir de maneira antiética para conseguir alguma coisa, encontrará alguém disposto para apoiá-lo em suas decisões. Isso acontece em todos os setores da sociedade. “Está em dificuldade? Pague o preço e encontrará alguém para lhe vender facilidade.”

A pressão e a falta de consciência do mal que essas atitudes, aliadas ao preconceito, discriminação, assédio moral… Tem trazidos grandes prejuízos para as pessoas envolvidas e para as empresas.

A palestra tem objetivo de informar, conscientizar e orienta nas tomadas de decisões.

TÓPICOS ABORDADOS:

Definição de ética.

Ética nas empresas e na vida.

Competição, competência e ética.

Ética e o sucesso. Eu quero! Eu posso! Eu devo?

Ética e assédio moral.

Líder modelo de ética.

Ética e o pessimismo na mudança de comportamento.

Construção do ambiente ético.

Ética e os jeitinhos.

Quem é o culpado, quem errou?

Comportamento ético entre empresa, funcionários e fornecedores.

Atitudes éticas enriquecem a imagem e o caixa da empresa.

Atitudes antiéticas empobrecem a imagem e o caixa da empresa.

Ética é uma escolha de vida.

Tempo: 70 a 90min. (Assista ao vídeo e saiba mais)

MORE DETAIL

Ética. Palestra: Ética, uma escolha de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *